A exportação digital de café é uma tendência que veio para ficar. Assim, é importante compreender o conceito e descobrir como as empresas têm lucrado com essa nova forma de vender os grãos.
Em países produtores como o Brasil, a exportação de café é uma das atividades comerciais mais tradicionais e lucrativas, presente há vários séculos.
Só para você ter uma ideia, a produção do café em terras brasileiras começou ainda em 1727, com o plantio dos primeiros pés de café oriundos da Etiópia na atual região do Estado do Pará.
Hoje em dia, o café é um dos principais produtos brasileiros exportados para o exterior, com cerca de 40 milhões de sacas vendidas em 2023, o que representa uma renda de mais de US$ 8 bilhões. (Fonte: https://www.canalrural.com.br/agricultura/cafe/brasil-exporta-392-milhoes-de-sacas-de-cafe-em-2023/)
Assim, se você chegou até aqui e tem alguma dúvida sobre como funciona a exportação do café na era digital, no nosso artigo, você encontrará respostas para os principais questionamentos. Boa leitura!
Como funciona a exportação do café
A exportação do café é um processo um tanto quanto complexo e que envolve várias etapas, começando pela colheita, passando pela secagem, torra e, finalmente, pela embalagem.
Tradicionalmente, a negociação para a exportação do café ocorre em feiras internacionais ou diretamente com compradores estrangeiros.
Contudo, a era digital trouxe a possibilidade de realizar essas transações online.
Hoje em dia, diversas plataformas digitais permitem que produtores e compradores negociem diretamente, reduzindo os custos e aumentando a eficiência do processo.
A essa nova realidade, algumas pessoas têm atribuído o nome de exportação digital do café, um processo mais rápido, prático e seguro para a venda do grão.
Por que vender café para o exterior
Em razão da defasagem do real em relação ao dólar, exportar café para o exterior pode ser extremamente vantajoso.
Para que você possa ter uma ideia, somente em fevereiro de 2024, o Brasil exportou cerca de 3,6 milhões de sacas de 60kg a um preço médio de US$ 208,85 cada. (Fonte: http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias/1201-2024-03-12-21-23-18)
Além disso, a diversificação de mercados permite aos produtores acessar consumidores dispostos a pagar mais por produtos de qualidade e origem certificada.
Ademais, a venda para o exterior ajuda a reduzir a dependência do mercado interno, protegendo os negócios das flutuações econômicas locais.
O novo jeito de exportar café
O novo jeito de exportar café é digital! Hoje em dia, as plataformas online de comércio de café conectam produtores diretamente com torrefadores e varejistas ao redor do mundo.
Isso não só aumenta a transparência ao longo de toda a cadeia de suprimentos, mas também permite um maior controle sobre os preços e o marketing dos produtos.
Caminhos e opções para vender café digitalmente
Um dos primeiros passos para vender café digitalmente é criar uma presença online robusta.
Na prática, isso pode ser feito através da criação de um site próprio com e-commerce ou através da adesão a plataformas já existentes e que facilitam o comércio B2B (Business-to-Business).
Um ótimo exemplo de plataforma que conectam exportadores a clientes internacionais é a Exporta Digital, que conta com uma grande expertise nesse mercado.
As redes sociais também são consideradas ferramentas poderosas para alcançar compradores internacionais e criar uma marca forte no mercado de café.
Assim, é importante investir algum tempo na produção de conteúdo para essas redes, pois elas são uma ótima maneira de atrair o público interessado nesse tipo de produto.
Curiosidades: países que mais tomam café no mundo
Você sabia que a Finlândia é o país que mais consome café por pessoa no mundo? De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), Finlândia e Suécia estão no topo desse ranking. (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/cafe-na-prensa/2024/04/dia-mundial-do-cafe-quais-paises-mais-bebem-cafe-no-mundo.shtml)
Outros grandes consumidores de café ao redor do mundo são a Noruega, a Islândia e a Dinamarca.
Esses mercados são conhecidos por valorizar cafés de alta qualidade e de origens exótica, o que pode ser uma grande oportunidade para exportadores que focam em nichos específicos de mercado.
3 dicas para preparar sua empresa para exportar café digitalmente
1. Conheça o seu produto:
Antes de começar no mercado da exportação, é vital que você entenda todas as características do seu café.
Isso pode envolver fatores como conhecer o perfil de sabor, as condições de cultivo e as certificações que podem atrair compradores internacionais.
Lembre-se de que o mercado externo aprecia bastante cafés com certificado de origem e de alta qualidade, pois são públicos extremamente exigentes.
2. Invista em tecnologia
A tecnologia veio para ajudar a tornar o processo de exportação digital do café mais simples e eficiente.
Nesse sentido, você pode investir em softwares de gestão de relações com clientes (CRM) ou em plataformas de e-commerce adaptadas a várias línguas e moedas.
Ferramentas de análise de dados ainda podem transformar a maneira como você faz negócios, permitindo negociações mais acertadas e a preços mais competitivos.
3. Cultive relações
Construir relações duradoras com compradores estrangeiros pode garantir a sustentabilidade do seu negócio no longo prazo.
Por isso, você deve investir em networking e na manutenção desses relacionamentos tão importantes para o mundo dos negócios atualmente.
Uma dica é participar de feitas internacionais quer reúnem produtores e compradores de café, mesmo que virtualmente.
Além disso, lembre-se de manter uma comunicação ativa e transparente com os seus clientes, o que pode ser feito por meio das redes sociais e outras ferramentas de comunicação.
Como vimos até aqui, a exportação digital de café não é apenas uma tendência, mas sim uma evolução necessária em um mercado global cada vez mais conectado.
A adaptação a essa nova realidade é fundamental para qualquer produtor que queira expandir seus horizontes e aproveitar as inúmeras oportunidades que o comércio digital oferece.
E se você deseja embarcar nessa jornada e descobrir novos caminhos e possibilidades para o seu café, pode contar com a ajuda da Exporta Digital.
Agende uma reunião com a nossa equipe e veja como podemos ajudar a conquistar novos públicos, reduzir custos operacionais e eliminar de vez as barreiras geográficas para os seus produtos.